segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Olimpíada Internacional da Língua Alemã


Os melhores alunos de alemão de todo o mundo encontrar-se-ão em Frankfurt para a Olimpíada Internacional da Língua Alemã (IDO).
Na República Tcheca, 15.000 alunos participaram do concurso nacional. Kateřina Martincová e Jelizveta Laškevičová foram as vencedoras. Agora, as duas representarão seu país na Olimpíada Internacional de Alemão (IDO) de 2014, em Frankfurt – da mesma forma que outros 100 alunos de alemão de 50 países. Jovens do Irã, da Nova Zelândia, do Tadjiquistão, de todas as partes do mundo partem em direção à Alemanha.
Por quase duas semanas, eles estarão juntos na metrópole do Main a fim de verificar quais serão os não só os melhores alunos de alemão em todo o mundo, mas também para se conhecerem e conhecer o país. O concurso, organizado pela Federação Internacional dos Professores de Alemão (IDV) e pelo Instituto Goethe, é, antes de tudo, uma grande festa da língua alemã e do intercâmbio cultural. O nome do evento foi escolhido a dedo:  aqui vale o mesmo ideal olímpico de encontro, lealdade e respeito mútuo.
Isso se reflete no concurso. A Olimpíada Internacional não é nenhum teste gigantesco de vocabulário e de gramática. Trata-se antes de constatar o quão aptos estão os participantes do ponto de vista intercultural e se podem trabalhar com equipes internacionais. Um júri composto de membros de todo o mundo avalia os desempenhos dos candidatos de 13 a 19 anos de idade, que concorrem com outros alunos do seu mesmo nível de conhecimento do idioma.
Após 2012, Frankfurt é pela segunda vez a anfitriã da Olimpíada de Alemão, que é promovida a cada dois anos. Na cidade cosmopolita, os participantes ficam conhecendo Frankfurt como centro internacional e também como centro de uma região marcada pela História e por estórias. Mas podem, antes de tudo, colher finalmente os frutos do seu longo aprendizado de alemão – e conversar com as pessoas que encontram.
A Olimpíada Internacional de Alemão acontece de 3 a 16 de agosto, em Frankfurt am Main.
Mais informações disponíveis nos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.