quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cinco curiosidades sobre a Alemanha

Prost!
Como não poderia ser diferente, o país que inventou a Oktoberfest é um dos líderes quando o assunto é consumo e produção de cerveja. Segundo uma pesquisa feita pela empresa alemã Bath-hass Group, o consumo anual da bebida no país europeu é de 107 litros por habitante, volume que deixa a Alemanha apenas atrás da República Tcheca e Áustria no ranking mundial. O país também é o quinto maior produtor da bebida. Na hora do brinde, diga Prost!



Papai Noel não é bem-vindo
A celebração natalina na Alemanha é muito forte nas semanas que antecedem a noite de Natal. Uma das tradições que diferem a comemoração é o Nikolaustag ou Dia de São Nicolau, celebrado em todo o país no dia 6 de dezembro. A data é inspirada no bispo santificado pela Igreja Católica e considerado por muitos alemães como o verdadeiro Papai Noel.
Por esse motivo, o bom velhinho como conhecemos no Brasil e e outros países não é muito bem-vindo em algumas cidades alemãs. A pequena Fluorn-Winzeln chegou a criar uma campanha para banir o Papai Noel da paisagem natalina em 2008, substituindo o barbudo vestido de vermelho pela figura histórica de São Nicolau.
Mentes brilhantes
Além de ser a maior economia da Europa e um dos melhores países para se viver no mundo, a Alemanha é berço de alguns dos grandes inventores da história. O motor a diesel, por exemplo, foi criado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel. Medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo, a Aspirina foi lançada há 115 anos por um laboratório farmacêutico alemão.
Em 1504, o relojoeiro alemão Peter Henlein fabricou o primeiro relógio de bolso, que ficou conhecido como Ovo de Nuremberg, por sua forma, tamanho e procedência. O elevador elétrico, que deu origem aos sistemas eletrônicos de alta tecnologia que temos hoje, foi uma invenção do industrial alemão Werner von Siemens, que também criou o telégrafo e o dínamo, entre outros inventos.
Império do Sol
Em julho de 2013, a Alemanha bateu recorde de produção de energia solar, atingindo 23,9 GW em horário de pico. Apesar de ter um dos invernos mais rigorosos da Europa, o país é responsável por 35% da geração de energia solar do planeta. A produção é atribuída à existência de aproximadamente 1,4 milhão de sistemas de energia solar instalados em todo o país, possíveis graças a uma forte política de tarifas fixas e incentivos para estimular a instalação dos equipamentos em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.
Autobahns
Apaixonados por automóveis, os alemães também adoram dirigir em alta velocidade. Terra de grandes montadoras como BMW, Mercedes-Benz, Volkswagen, Audi e Porsche, a Alemanha é conhecida pelas famosas autobahns, rodovias praticamente perfeitas onde não há limite de velocidade, com exceção de trechos com curvas acentuadas ou próximos a zonas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.