sábado, 20 de outubro de 2012

MEIO AMBIENTE Acidente químico obriga 1.800 pessoas a deixar suas residências na Alemanha


Acidente aconteceu durante a limpeza de um tanque, quando um funcionário se enganou e misturou ácido nítrico com soda cáustica. A reação formou uma nuvem tóxica, obrigando à evacuação da região próxima à fábrica.
A situação na cidade de Bad Fallingbostel, na Baixa Saxônia, permanece delicada nesta terça-feira (16/10) após o acidente químico que ocorreu numa fábrica da empresa Kraft Foods no dia anterior. A região num raio de 500 metros da fábrica foi evacuada. Cerca de 1.800 moradores tiveram que deixar suas residências.
O acidente aconteceu durante os trabalhos de limpeza num tanque. Um funcionário se enganou e derramou 10 mil litros de ácido nítrico num tanque que continha 14 mil litros de soda cáustica. A reação formou uma nuvem altamente tóxica. "A inalação desse tóxico pode causar irritação nas vias respiratórias e, em casos mais graves, edema pulmonar", explicou um médico.
A situação continua crítica e devido ao aquecimento da substância há o risco de o tanque se partir e também da formação de uma nova nuvem tóxica. Os bombeiros estão trabalhando no resfriamento e esvaziamento do tanque. Devido ao elevado risco, apenas 20 especialistas trabalham no local. "O sinal de alerta só poderá ser retirado quando os trabalhos estiverem concluídos e isso ainda vai demorar um pouco", relatou um porta-voz dos bombeiros. Cerca de 3.000 litros da substância são retirados por hora.
Por causa do acidente as aulas foram suspensas na região e uma rodovia ficou bloqueada durante algumas horas. A fábrica possui cerca de 600 funcionários e nela são produzidos maionese, ketchup e cream cheese.
CN/dpa/dapd/afpd
Revisão: Alexandre Schossler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.